CORREÇÃO DE FATOR DE POTÊNCIA

A Nótus desenvolve e executa projetos de correção de fator de potência, trabalhamos com soluções localizadas em equipamentos específicos, também desenvolvemos soluções para grupos de cargas com diversas máquinas e soluções mistas de correção. Através da correção do fator de potência o cliente elimina as taxas de excedentes de reativos na conta de energia elétrica além de melhorar a eficiência nas transmissões de energia elétrica e evitar sobrecargas em suas instalações.

O fator de potência estabelece a relação entre a potência ativa e potência aparente de uma carga, as concessionárias de energia elétrica estabelecem que o fator de potência mínimo deve ser 0,92. Consumidores com valores fator de potência menor do que 0,92 serão cobrados por excedentes reativos, para evitar esta cobrança é necessário a instalação de bancos de capacitores de modo a ajustar o fator de potência para valores acima de 0,92.

Baixos valores de fator potência acarretam uma maior dissipação de energia elétrica, maiores quedas de tensão e um maior consumo de corrente elétrica. Muitos equipamentos também podem ter sua vida útil minimizada devido aos baixos fatores de potência e a existência de sobrecarga nas instalações. Muitos prejuízos ocorrem quando o fator de potência está baixo, estes prejuízos ocorrem tanto para as concessionárias quanto para os consumidores, desta forma o monitoramento e a correção do fator é indispensável.